Acessibilidade comunicacional – Pessoas com Deficiência visual

Leonardo Gleison Ferreira é Técnico em Tecnologia Assistiva da Laramara - Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual; atualmente está cursando Engenharia da Computação pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo. É graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Braz cubas. Nos últimos anos, tem-se dedicado ao estudo de técnicas que melhorem a experiência do usuário em interfaces de aplicações web e aplicativos para dispositivos móveis, além de atuar como palestrante nessas áreas em várias empresas de renome como Google, Facebook, 99 Taxi e várias outras. Além das atividades profissionais na Laramara, é consultor de acessibilidade web experiência do usuário e membro do grupo de trabalho sobre acessibilidade na web da W3C.

Quando se fala em trabalhar com uma pessoa cega ou com baixa visão, em geral, os empregadores ou as pessoas encarregadas do processo de recrutamento, começam a pensar nos problemas ou em uma quantidade interminável de equipamentos, locais e processos a serem adaptados, modificados ou substituídos na empresa antes mesmo de a pessoa chegar para sua entrevista de emprego.

Para que nós possamos começar a falar sobre comunicação acessível entre os demais colaboradores de sua empresa e um colaborador cego ou com baixa visão, será necessário voltar ao básico, resgatando um dos principais objetivos de uma entrevista de emprego: Conhecer e avaliar as capacidades dos candidatos a uma vaga de emprego e com base em suas habilidades, ou falta delas, tomar uma decisão pela contratação ou não de um candidato a colaborador nesta empresa.

Além de avaliar as competências profissionais do candidato com deficiência em condições de igualdade em relação aos demais candidatos sem deficiência, uma pessoa cega ou com baixa visão precisa ser avaliada sob outros aspectos, inerentes a sua condição, tais como a capacidade de locomoção com autonomia entre sua residência e seu local de trabalho, seu relacionamento interpessoal e a forma como o candidato se comunica com as pessoas no local onde será realizada a entrevista.

Como você pode observar, na realidade o que acabo de descrever é exatamente o que um recrutador observaria em qualquer outro candidato sem deficiência interessado em uma vaga de trabalho em sua empresa, adotando os mesmos parâmetros e requisitos, mas levando em conta as especificidades de suas limitações sensoriais ou físicas.

Cabe ao entrevistador desconsiderar as limitações físicas não impeditivas para o exercício da função para a qual a pessoa está se candidatando, levando em conta a segurança e a autonomia aparente do candidato, verificando como chegou ao local da entrevista e a facilidade com a qual localizou o endereço, afim de determinar se o usuário estará realmente seguro no trajeto entre sua residência e o trabalho em caso de contratação.

Após o processo seletivo, se aprovada, cabe a pessoa cega ou com baixa visão, posicionar-se sobre suas próprias necessidades em termos de adaptações em espaços físicos, indicando os equipamentos de tecnologia assistiva necessários para executar adequadamente suas atribuições.

Dentre todas as pessoas com deficiência, as pessoas cegas ou com baixa visão são as que menos apresentam dificuldade de relacionamento, ao mesmo tempo em que demandam poucas adaptações em espaços físicos ou equipamentos da empresa. De maneira geral, são necessários apenas um computador com algum dos softwares de acessibilidade que vamos mostrar a seguir e algum treinamento para facilitar a autonomia e a independência da pessoa nas dependências da empresa.

Parece óbvio, mas, fora o fato de que a pessoa não vê, ou enxerga pouco, ela fala, ouve e se movimenta normalmente, de forma que a comunicação não apresenta qualquer motivo para não ser a melhor possível.

Software Leitor de telas

Leitores de telas são programas de computador ou aplicativos para dispositivos móveis, que se encarregam de converter as ações do usuário e as informações textuais disponíveis nos elementos da tela do dispositivo em uma cadeia de texto organizado, que é transferido posteriormente para um outro software chamado de sintetizador de voz.

Os Sintetizadores de voz, por sua vez, convertem o texto recebido em uma fala muito similar a voz humana, permitindo que as pessoas cegas possam ouvir o que está na tela do computador e criando uma ponte entre a limitação sensorial do usuário e a tela do dispositivo.

Essa classe de software é muito precisa na forma com a qual gerencia e disponibiliza a informação que será sintetizada.

Isso é muito importante, uma vez que o usuário cego depende exclusivamente das informações faladas, diferente de um usuário com baixa visão, que pode apenas não conseguir ler o nome de um botão, mas consegue identificá-lo visualmente.

Um Leitor de Telas faz muito mais do que ler indiscriminadamente tudo que está disponível na tela; usando um pouco de inteligência para descobrir quando e qual informação deve ser falada, ele identifica dentro dos programas, informações como o nome, estado, tipo e a posição dos elementos, além de fornecer ajuda sobre a forma como o usuário deve fazer para interagir com esses controles, permitindo a navegação por abas, controles, listas, tabelas, menus, janelas e textos presentes em praticamente qualquer tela do sistema operacional.

Para que o usuário possa utilizar o computador ou o dispositivo móvel com um software leitor de telas instalado, não é necessário fazer adaptações significativas no equipamento habitual, não será necessário comprar um teclado Braille, um mouse especial ou usar apenas celulares com teclado físico. O uso dos dispositivos pode ser feito utilizando um teclado comum no caso de computadores ou a tela sensível ao toque nos dispositivos móveis.

O Sistema operacional Windows, da Microsoft, conta com um software leitor de telas nativo que pode ser ativado em qualquer computador apenas usando uma combinação de teclas ou através do cardápio de configurações dos recursos de acessibilidade do sistema operacional.

Infelizmente, as informações disponibilizadas ao usuário através do Software Leitor de telas da Microsoft não fornecem informações o suficiente para que um usuário cego desenvolva autonomia como os equivalentes softwares nativos disponíveis para computadores, tabletes e telefones celulares da Apple, Google e da distribuição Linux Ubuntu.

Nesse caso, o leitor de telas gratuito e de código aberto NVDA é uma alternativa viável, que fornece total autonomia e independência para usuários cegos do sistema operacional Windows e pode ser baixado facilmente através do site de seus desenvolvedores: http://nvda-project.org.

Cabe ainda um destaque especial aos produtos da Apple, que foram os pioneiros em disponibilizar recursos de acessibilidade nativos em seus dispositivos, começando pelos IPhones, IPads, e computadores, revolucionando a acessibilidade aos dispositivos móveis e viabilizando uma série de novas tecnologias embutidas em um telefone celular, diminuindo custos e colocando em um único dispositivo as funcionalidades de vários equipamentos para atividades específicas.

Em síntese, os softwares leitores de tela são peças fundamentais para os colaboradores cegos, que pretendem trabalhar em funções administrativas ou que dependam predominantemente de computadores para suas tarefas diárias.

Esses aplicativos tem a capacidade de transformar em voz sintetizada, todos os textos e elementos na tela de um computador ou dos telefones celulares.

Softwares Ampliadores de Telas

O software ampliador de telas facilita a utilização de computadores e dispositivos móveis para várias categorias de pessoas com baixa visão, inclusive para aqueles com problemas visuais temporários. Além de oferecer autos níveis de ampliação dos textos e imagens na tela, essa categoria de software permite várias opções de inversão de cores, aplicação de auto contraste e uma infinidade de recursos adicionais como linhas-guia para leitura, além de vários formatos de lentes virtuais para ampliação da tela.

Esses programas também facilitam o rastreio e a localização do ponteiro do Mouse, além de fazer uma correção automática e inteligente para efeitos indesejados, como por exemplo o de pixelização da imagem pela ampliação.

Normalmente às pessoas com baixa visão e outras patologias visuais fazem uso desse tipo de software para acessar computadores e dispositivos móveis, já que, normalmente, seu resíduo visual não permite a visualização dos itens e objetos da tela em seu tamanho original.

Apesar de o software ser utilizado principalmente para ampliar a tela dos computadores e dispositivos móveis, existem opções com sintetizadores de voz que complementam as informações visuais na tela do dispositivo, facilitando o trabalho contínuo e diminuindo o desgaste ou o cansaço visual dos usuários, o que aumenta significativamente a produtividade de alguns usuários com baixa visão, sobretudo aqueles que trabalham por muitas horas seguidas diante do computador.

O Windows possui um recurso de ampliação nativo que está disponível para todos os usuários do sistema operacional, podendo ser ativado em qualquer computador rodando este sistema operacional, entretanto seus recursos não são o suficiente para todas as classes de usuários com baixa visão, mas, atualmente, estima-se que seja o software ampliador de telas mais utilizado no mundo precisamente por sua disponibilidade e abrangência, uma vez que o Windows encontra-se instalado na maioria dos computadores do planeta.

Além da lupa nativa do Windows, existem alternativas comerciais de alta qualidade e custo para o sistema operacional da Microsoft, mas que dependendo da necessidade, justificam o investimento em razão do aumento da produtividade e desempenho do usuário.

Os dois principais Ampliadores de telas disponíveis para Windows são o Magic e o Zoomtext, facilmente encontrados através de uma pequena busca na Internet, infelizmente ambos são de auto custo, entretanto, dependendo da necessidade do usuário, pode valer a pena investir em uma dessas alternativas.

Existem softwares ampliadores de telas para diversos sistemas operacionais, em geral há pelo menos uma opção gratuita ou nativa para cada um deles, procure por ampliador de telas e o nome do sistema operacional em uma busca na internet que você encontrará facilmente a forma de instalar ou ativar o recurso quando ele vem pré-instalado de fábrica.

Em resumo, os softwares ampliadores de tela ajudam pessoas com baixa visão a ampliar a tela do computador e de outros dispositivos, permitindo que elas desempenhem todas as tarefas que dependam de um computador.

Vídeo Ampliadores eletrônicos

Para as pessoas com baixa visão, também poderá ser necessário fornecer equipamentos de vídeo-ampliação eletrônica, nos casos em que o usuário precisar trabalhar com papeis impressos cujas letras sejam pequenas ou com pouco contraste.

Esse tipo de equipamento pode ampliar de forma significativa o tamanho das letras e figuras impressas, com recursos de ampliação, inversão de cores e alteração de contraste muito similares aos descritos na seção sobre os Softwares Ampliadores de Telas.

No material anexo a esta aula, estão disponíveis informações e links para aquisição destes e de outros softwares e equipamentos.

Para a maioria dos casos de funcionários cegos ou com baixa visão, as soluções apresentadas neste documento já são o suficiente, mas é sempre bom perguntar sobre as necessidades individuais de cada pessoa, a final, não é possível oferecer uma receita padronizada para o sucesso dos equipamentos e softwares necessários, assim como não é necessário supor e comprar uma série de coisas só para descobrir que elas não são úteis depois.

Caso verídico

Não observar o óbvio pode ser muito prejudicial tanto para a empresa, quanto para a pessoa com deficiência, isso por que as ações negativas da empresa podem reforçar estigmas e prejudicar a autoestima do colaborador.

No começo da minha carreira eu ainda não tinha uma profissão definida, por isso entrei em um emprego em uma empresa do ramo de saúde, era meu segundo emprego e eu pretendia trabalhar em 2 lugares ao mesmo tempo para complementar o orçamento.

A empresa estava sendo pressionada pelo Ministério Público do Trabalho e precisava cumprir sua cota de contratação de colaboradores com deficiência e por isso eles fizeram uma contratação relâmpago e eu deveria começar a trabalhar na próxima segunda-feira.

Na realidade, eles seriam fiscalizados na semana seguinte e precisavam pelo menos demonstrar alguma boa vontade em cumprir a lei de cotas. O que ocorreu é que passei 5 meses indo todas às segundas-feiras para começar a trabalhar e o meu local de trabalho nunca chegou a ficar pronto.

A explicação era sempre a mesma toda semana: “você começa a trabalhar na próxima segunda-feira”, sendo que nunca cheguei a marcar o ponto pela primeira vez nesse lugar.

Ao final desse período fui dispensado com a justificativa de que a empresa não conseguiu se adaptar e por isso não precisavam mais dos meus serviços.

Nunca me perguntaram sobre as minhas necessidades, mas acharam que eu não seria capaz e por isso me dispensaram, o que me marcou durante muitos anos.

O que nós podemos perceber, com base em tudo que foi dito até aqui é que a comunicação com pessoas cegas ou com baixa visão não possui qualquer entrave, podemos usar as mesmas técnicas de recrutamento e perguntar sobre suas necessidades apenas se o seu perfil profissional for interessante para a empresa.

Descobrimos que em geral, as adaptações mais importantes são a instalação de softwares de leitura ou ampliação de telas na estação de trabalho do colaborador, ou oferecimento de equipamentos de ampliação eletrônica.

E pudemos perceber como é desagradável e até mesmo traumático quando nos sentimos discriminados pelo empregador que não se preocupa em perguntar do que precisamos, supondo erroneamente que não conseguimos realizar o trabalho para o qual fomos contratados.

Links e Referências

Nesta página você vai conhecer 5 ampliadores de tela para computadores: http://oampliadordeideias.com.br/ampliadores-de-tela-para-seu-computador

Nesta página você encontra 6 leitores de tela para computador: http://oampliadordeideias.com.br/6-leitores-de-tela-para-seu-computador

Site da Laramara – Associação Brasileira de Assistência a pessoa com deficiência visual: HTTP://www.laramara.org.br

Visite o site do Laratec, uma Loja de produtos especializada em pessoas com deficiência visual: HTTP://www.laratec.org.br

Aprenda mais sobre Leitor de tela na Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Leitor_de_tela

Saiba mais sobre o Software Leitor de Telas NVDA: http://nvda-project.org

Saiba mais sobre o Software Leitor de Telas Jaws: http://www.tecassistiva.com.br/produtos/cegueira-2/softwares/jaws-detail

Saiba mais sobre o Software Ampliador de Telas Magic: http://www.tecassistiva.com.br/produtos/baixa-visao/softwares-1/magic-detail